clinicaparareabilitacao@gmail.com
Telefone fixo - (11) 3042-4005

O tratamento para usuários de drogas irá depender de uma ajuda que seja mais adequada para cada pessoa, o que acarreta e pode depender de todas as características pessoais, da quantidade e do padrão ao uso dessas substâncias e se também já apresentam algum problema que seja da ordem física, emocional ou interpessoal decorrente do uso de drogas.

 A avaliação

 A avaliação em um paciente pode contar com a ajuda de milhares de profissionais que são da área de saúde e entre eles podemos citar: os médicos clínicos ou psiquiatras, os psicólogos, os terapeutas ocupacionais, os educadores físicos, assistentes sociais e enfermeiros. Todos dispostos a dar um acompanhamento que seja a médio ou longo prazo, quando diagnosticada eficazmente. 

Uma doença crônica

 A dependência química é uma doença crônica e como tal, nunca podemos afirmar que há uma cura e assim como, doenças como hipertensão ou diabetes existe tratamento que cessam e num tratamento eficaz que pode dar um auxílio para a pessoa retornar ao seio de sua família, ao trabalho, estudos ou de volta a sociedade.  

Os sintomas dos usuários de drogas

 Os usuários de drogas costumam ter alguns sintomas que podem ser: um desejo forte de uso de drogas, uma perda de controle nesse uso, após o começo de um tratamento, necessidade de doses maiores de ingestão dessas drogas para se atingir o mesmo efeito de doses anteriores e sintomas de abstinência como sudoreses, tremores ou ansiedade quando se está ou não sob o efeito de drogas. 

O que buscam alguns estudos

 Alguns estudos para esse tratamento de drogas estão em busca de identificar muitas características que se dizem respeito a um indivíduo em ter um maior risco de um desenvolvimento num abuso ou dependência dessas drogas. Essas características buscadas nesses estudos são determinadas pelos fatores de risco ou proteção e não são iguais para todos, variando conforme a personalidade, o desenvolvimento, a fase e o ambiente ao quais esses usuários estão localizados.  

Principais tratamentos para usuários de drogas

 Há muitos tratamentos e os principais são o tratamento médico, as terapias cognitivas, de comportamentos e as psicoterapias. O modelo de tratamento de dependência de drogas é muito importante para esse transtorno que precisa receber uma atenção específica e se não forem bem tratados poderão ter uma possibilidade de o indivíduo voltar a ser dependente.   

Como se dá esse tratamento

 Esse tratamento de uso de drogas ou álcool, geralmente é feito com o paciente internado numa clínica especializada, como acontece no Grupo Nova Vida e garantindo que não aconteça um contato sem controle com a droga. Esse tratamento pode acontecer de forma voluntária, quando a pessoa deseja esse tratamento ou ocorrendo pela internação compulsória, quando familiares e amigos por meios legais internam uma pessoa contra a sua vontade. 

Recebendo o apoio

O tratamento consiste em dar um apoio a esse dependente de álcool ou drogas por parte de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, para que aconteça uma desintoxicação para se deixar o vício, numa combinação de medicamentos ou terapia e sempre passando por muitos estágios durante todo esse processo de tratamento para cada caso. 

As drogas que causam dependência física ou psicológica

 Essas drogas que causam dependência física ou psicológica podem ser além do álcool, a cocaína, o LSD, o ecstasy, a maconha, o crack e a heroína. Embora o tratamento dessas drogas ofereça ferramentas que são úteis para o indivíduo aprender a evitar um contato com as drogas, à família também é de fundamental importância nessa ajuda no tratamento contra a dependência de drogas. 

Fatores que envolvem um tratamento de drogas

Há muitos fatores que podem envolver um tratamento de drogas e os principais são as suas causas que são biológicas, psíquicas e sociais, aos quais levaram essa pessoa a desenvolver uma dependência. Envolve fases de desintoxicação, reabilitação, cuidados continuados e prevenções de recaídas, ajudando esses pacientes a evitarem as drogas e modificando o seu estilo de vida.

É muito importante que essa dependência e esse tratamento recebam a devida atenção, para que não aja uma grande possibilidade dessa pessoa voltar a ser dependente e se não tratada corretamente, poderá levar ao abuso de drogas novamente. Por isso, esse tratamento tem que ser eficaz e com profissionais envolvidos.


Formulário de Contato

Enviado! Sua mensagem foi enviada e em breve será respondida.
Erro! Não foi possível enviar sua mensagem,
por favor tente novamente mais tarde.