clinicaparareabilitacao@gmail.com
Telefone fixo - (11) 3042-4005

Quando o vício em drogas se torna tão incontrolável e destrutível que a pessoa perde o controle sobre si mesmo, a internação forçada para dependência química é a única saída para uma recuperação completa.

No entanto, alguns familiares acabam relutantes em aceitar essa solução, por acreditar que a internação forçada para dependência química é uma saída agressiva e que causa enorme sofrimento a essa pessoa.

Para desmistificar essa visão nós, do Grupo Nova Vida, vamos mostrar que, muitas vezes, a internação compulsória é a melhor saída, tanto para o dependente químico como para a própria família.

O que é a internação forçada para dependência química?

Muitas vezes, uma pessoa que sofre com o consumo excessivo de drogas não enxerga que esse hábito pode colocar sua vida e a de seus familiares em risco.

Por isso, essa pessoa recusa tratamento e começa a se afundar cada vez mais em seus vícios. Quando a família percebe essa realidade, pode optar pela internação forçada para dependência química.

Aqui, a internação é feita por vontade expressa de familiares ou responsáveis por esse dependente, no desejo de que a pessoa recupere o controle de sua vida e abandone o vício.

No entanto, em alguns casos, a própria Justiça pode determinar essa internação. Em geral, isso acontece quando o dependente químico vive nas ruas ou não possui um responsável que assuma o papel de tentar livrá-lo das drogas. 

Quando a internação forçada para dependência química é recomendada?

Por se tratar de uma medida extrema, a internação forçada para dependência química é recomendada em algumas situações específicas. Dentre elas, quando o depende coloca a sua segurança ou a de sua família em risco.

Quando é necessário adotar essa medida para que o tratamento contra a dependência química comece, nós do Grupo Nova Vida nos responsabilizamos pelo transporte desse paciente até nossas dependências.

Como é feito o transporte do dependente nesses casos?

Identificada a necessidade de internação forçada, a equipe do Grupo Nova Vida se dirige ao local informado pela família ou responsável por esse dependente e inicia os procedimentos para retirá-lo de lá e levá-lo até nosso centro de atendimento.

Nosso corpo de enfermeiros e médicos é treinado para esse tipo de ação e possui todo o equipamento necessário para fazer o transporte com segurança e dignidade destas pessoas.

Caso seja necessário, os enfermeiros do Grupo Nova Vida podem recorrer à sedação, para que o dependente não machuque nossos enfermeiros ou corra o risco de se ferir durante o transporte.

É importante destacar aqui que todas as ações tomadas durante o transporte são cercadas de cuidados, e os medicamentos utilizados para sedação são administrados em doses seguras.

Esse cuidado é mantido também no transporte ordenado pela Justiça e que tenham sido negligenciados por sua família ou responsáveis.

Nós, do Grupo Nova Vida, temos o compromisso de garantir maior qualidade de vida e devolver a dignidade daqueles que não tem forças para, sozinhos, enfrentar e vencer o vício das drogas.

Porque adotar a internação forçada para dependência química?

O vício em drogas é um hábito cruel e devastador, capaz de destruir a independência e o senso crítico de uma pessoa em pouco tempo. Quando o dependente chega nessa fase não é capaz de decidir por si só e muito menos reconhecer a necessidade de ajuda.

Por isso, a internação forçada para dependência química é melhor saída nesses casos, já que a inércia da família ou de conhecidos próximos pode apenas piorar a situação, já que o dependente não enxerga, sozinho, o quão doente está.

Sim, porque a dependência química é uma doença que precisa ser vista como tal. Assim como com as enfermidades que afetam o corpo, como cânceres ou outras doenças, é preciso usar de medicamentos e terapias agressivas para curar esse mal.

Livrar-se de um vício é uma luta constante, diária, mas com nossa ajuda seu familiar ou ente querido conseguirá se libertar desse problema e retomar sua vida normalmente, voltando a traçar planos e a conquistar pequenas vitórias.

Precisa de ajuda? Fale conosco. Estamos aqui para lhe ajudar da melhor maneira possível. Ligue ou nos faça uma visita. A dependência deixará de ser um problema para sua família em pouco tempo.

 


Formulário de Contato

Enviado! Sua mensagem foi enviada e em breve será respondida.
Erro! Não foi possível enviar sua mensagem,
por favor tente novamente mais tarde.