clinicaparareabilitacao@gmail.com
Telefone fixo - (11) 3042-4005

Alcoolismo é a dependência que a pessoa tem sobre o álcool, e o seu assunto é tão grave que passou a ser considerado como doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. O seu uso constante, descontrolado e cada vez maior pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, fazendo com que a pessoa tenha consequências irreversíveis. E o correto a se fazer é procurar o tratamento contra alcoolismo, que é uma doença, e não brincadeira.

É comum você observar diversas pessoas com um copo de cerveja na mão, o que é até saudável, levando em consideração que elas estão num momento de descontração, com amigos, e agindo dentro do teor permitido. O problema se dá quando há um excesso nesse consumo, com quantidades cada vez maiores de álcool sendo introduzidas. Se antes o copinho de cerveja já estava bom, com o tempo as bebidas vão ficando mais encorpadas, como o uísque, destilados, até que a pessoa perceba que se encontra doente, necessitada do consumo de álcool.

No começo, a pessoa faz uso do álcool para se sentir mais enturmada, mais alegre, apenas para socializar. E existem aquelas que ingerem álcool para esquecer de alguma frustração sofrida, ou simplesmente, para se aliviar dos problemas do dia a dia.

Com isso, vai havendo um aumento do consumo de álcool, onde este se torna o responsável pela alteração do humor. E assim vai, a pessoa perdendo a sua capacidade de lidar com níveis elevados de álcool e, quando se vê, está cada vez mais dependente da bebida.

Por sorte, existem tratamentos contra o alcoolismo, onde ela consegue recuperar a sua dignidade. Por sorte existe o Grupo Nova Vida.

 

Tratamento contra o álcool

O processo de tratamento contra o álcool é o mais complexos de todas as dependências. Isso porque se faz necessária uma abordagem do tratamento utilizando uma equipe multidisciplinar, onde o alcoolismo é tratado desde a estrutura comportamental do paciente antes de fazer o consumo do álcool, dando um foco para os comportamentos, pensamentos e sentimentos, conceitos e meio de vida que o alcóolatra estava inserido.

O Grupo Nova Vida oferece ferramentas, ensinamentos técnicos em atendimentos individuais desenvolvendo as virtudes espirituais, promovendo um novo olhar para uma vida saudável sem o uso do álcool.

Geralmente os alcóolatra gostam de afirmar que os seus problemas não são tão grandes assim, e que eles conseguem parar de beber a hora que quiserem. Mas a verdade é totalmente diferente disso, o alcoolismo é uma doença que desenvolve sérias consequências físicas, mentais e espirituais.

O tratamento contra o álcool se concentra em três etapas, que são elas:

 

Desintoxicação

É a primeira etapa do processo de tratamento e consiste na manutenção da abstinência, onde o paciente é devidamente medicado, e passa a receber recursos que vão auxiliando e removendo o desconforto que a falta de álcool causa no organismo e na mente do dependente.

É comum que os dependentes de álcool tenham um choque de abstinência quando internados, já que o cérebro e o organismo estão habituados a receber uma grande quantidade de álcool no dia a dia e, de nada, parar, isso faz com que o corpo, já acostumado, continue mandando estímulos para que faça uso dessa substância.

Uma vez que o alcóolatra esteja internado, este receberá uma equipe com múltiplas funções, que irá trabalhar os processos orgânicos e cognitivos de forma paciente, com efeito de tranquilizar, aconselhar e tratar todas as áreas que foram afetadas pelo consumo de álcool.

 

Reabilitação

A reabilitação do dependente de álcool depende de diversos fatores, como rendição e dissolução de pensamentos, sentimentos e comportamentos associados ao alcoolismo.

O processo com uma equipe multidisciplinar, terapias, atendimentos médicos, psicoterápicos, exercícios agregados com o tratamento clínico e mais os ensinamentos espirituais dão ao dependente de álcool uma autoconfiança, fazendo com que ele consiga mudar alguns valores e conceitos, mostrando que ele é capaz de superar o alcoolismo.

O mais importante é a sua reabilitação cognitiva-comportamental, mudar os seus hábitos que eram ligados ao alcoolismo e desestimular o seu organismo a sentir falta de álcool.

 

Internação

A internação é o mais eficaz para surtir à desintoxicação. Uma vez que o dependente se encontre recluso da sociedade, faz com que ele restabeleça a sua saúde, a sua integridade física.

A internação tem como objetivo resgatar valores, virtudes, vitalidade, disposição física e mental, utilizando reuniões terapêuticas, atendimento terapêuticos individuais, atividades físicas e diversos outros métodos para manter a sua saúde em dia.


Formulário de Contato

Enviado! Sua mensagem foi enviada e em breve será respondida.
Erro! Não foi possível enviar sua mensagem,
por favor tente novamente mais tarde.