Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • Quanto tempo um dependente químico precisa ficar internado? Em um hospital referência, a equipe multidisciplinar vai trabalhar os processos terapêuticos, considerando que o alcoolismo e a dependência química se associa a diferentes fatores. Dessa forma, o paciente será considerado sob um contexto diferenciado e focado em suas necessidades mais importantes.

    O tempo de internação é determinado por uma série de fatores que influenciam na resposta do paciente ao tratamento.  Ele não pode ser rápido demais, porque a desintoxicação demora algum tempo e o dependente também precisa reaprender a viver sem o uso de substâncias químicas. Também não deve ser longo demais, pois isso afetaria a sua reinserção na sociedade.

    Quando a internação é indicada?

    A maioria dos dependentes químicos necessita de acompanhamento profissional quando decide parar de usar drogas. Para determinar o melhor tratamento, o médico responsável faz uma cuidadosa avaliação do estado clínico do paciente.

    Quando possível, o tratamento ambulatorial é o mais indicado. Mas nos casos mais graves será preciso internação.

    Tipos de Internações

    Internação voluntária

    A internação voluntária é uma medida que pode ser adotada quando o próprio indivíduo tem consciência da gravidade do seu caso. Essa é uma decisão delicada, mas muito positiva para a evolução do tratamento e a superação do vício.

    Internação involuntária

    Essa alternativa pode ser usada nas situações em que o alcoólatra se nega a reconhecer que precisa de ajuda profissional. Quando a família ou os amigos não conseguem convencer a pessoa dessa necessidade, é possível solicitar ajuda judicial para expedir um mandado e seguir com a internação involuntária.

    O que determina a necessidade de internação?

    O médico segue alguns critérios na hora de indicar o tratamento e sugere a internação quando o paciente está muito intoxicado, resiste ao tratamento ou quando não está motivado para enfrentar a abstinência.

    Outros fatores também são determinantes na hora de decidir pela internação.  Alguns pacientes, por exemplo, têm problemas familiares graves e esse ambiente não é propício para o tratamento. Eles ainda podem apresentar problemas de saúde física, agravados ou não pelo abuso de drogas.

    Doenças mentais como depressão e casos em que há risco de vida do paciente ou das pessoas ligadas a ele também são suscetíveis de internação.

    Quanto tempo dura a internação?

    Muitos fatores determinam o tempo em que o paciente precisará ficar internado:

    • Tipos de droga em que está viciado: alguns tipos de droga precisam de maior tempo para desintoxicar que outros. Substâncias como o crack são realmente muito difíceis e demandam maior tempo.
    • Tempo de uso e frequência: o tempo e a frequência com que o paciente vem fazendo uso das substâncias também afeta o tempo do tratamento. Algumas pessoas estão viciadas há muito tempo e além das alterações químicas e físicas que isso provoca, ainda há as consequências sociais e comportamentais.
    • Estado de saúde: alguns pacientes precisam ficar na clínica não apenas em virtude da desintoxicação, mas por apresentarem doenças, que precisam ser tratadas, ligadas ou não ao uso de drogas.
    • Resposta ao tratamento: a resposta ao tratamento varia de um paciente para outro. Alguns têm resposta mais rápida e o biótipo, idade, condições de saúde e motivação são alguns dos fatores que influenciam no tempo de resposta do paciente ao tratamento.
    • Colaboração e motivação do paciente: alguns pacientes chegam às clínicas muito debilitados e emocionalmente frágeis. Eles têm menor motivação para o tratamento e precisam de tempo para adquirir confiança e se interessar pelo tratamento.

    Algumas vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício. No entanto, é preciso entender que a dependência química faz com que o usuário de substâncias perca o controle do uso e, como consequência, perca também aos poucos, o controle emocional, físico e psíquico. Por isso, ao chegar nessa situação, é preciso buscar ajuda de uma clínica de recuperação especializada.

    Apenas um especialista pode determinar o tempo de duração do tratamento ou a internação do dependente. Para isso, ele precisa fazer a avaliação da sua saúde através de consultas e exames, para os casos mais graves, geralmente o tempo de internação indicado é no mínimo de um mês. Internações de mais de seis meses somente são recomendadas em casos realmente extremos.

    Temos clínicas de internamento para dependentes químicos espalhadas por todo país e o tempo de internamento alterna de 2 a 3 meses, podendo ser parcial (só durante o dia) ou integral, onde a pessoa apenas sai de lá quando estiver totalmente recuperada.

    Lista de Estados e Capitais por região com centros de recuperação:

    Região Norte:

    Acre – Capital: Rio Branco.

    Amapá – Capital: Macapá.

    Amazonas – Capital: Manaus.

    Pará – Capital: Belém.

    Rondônia – Capital: Porto Velho.

    Roraima – Capital: Boa Vista.

    Tocantins – Capital: Palmas.

    Região Nordeste:

    Alagoas – Capital: Maceió.

    Bahia – Capital: Salvador.

    Ceará – Capital: Fortaleza.

    Maranhão – Capital: São Luís.

    Paraíba – Capital: João Pessoa.

    Pernambuco – Capital: Recife.

    Piauí – Capital: Teresina.

    Rio Grande do Norte – Capital: Natal.

    Sergipe – Capital: Aracaju.

    Região Centro-Oeste:

    Goiás – Capital: Goiânia.

    Mato Grosso – Capital: Cuiabá.

    Mato Grosso do Sul – Capital: Campo Grande.

    Distrito Federal – Capital: Brasília.

    Região Sudeste:

    Espírito Santo – Capital: Vitória.

    Minas Gerais – Capital: Belo Horizonte.

    São Paulo – Capital: São Paulo.

    Rio de Janeiro – Capital: Rio de Janeiro.

    Região Sul:

    Paraná – Capital: Curitiba.

    Rio Grande do Sul – Capital: Porto Alegre.

    Santa Catarina – Capital: Florianópolis.

    Capital Federal:

    Brasília, além de ser a capital federal, é também a sede do Governo do Distrito Federal. Está localizada no Centro-Oeste do Brasil, na região conhecida como Planalto Central.

    Para encontrar uma clínica próxima a você, consulte o site Grupo Nova Vida.  Lá você poderá verificar os resultados considerando a localização e a média de preços, por exemplo.

    Fale Central Nacional : WhatsApp: (11)94797-6909

     

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.