Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • Os grupos de apoio à familiares de dependentes químicos servem como uma ajuda importante na recuperação do indivíduo, bem como da comunidade desse indivíduo.

    Embora seja raro, difícil e perigoso para as pessoas com vícios tentarem parar de usar por conta própria, receber tratamento de profissionais treinados em nossos centros de recuperação de vícios garante sua segurança e aumenta suas chances de manter a abstinência.

    Ter um dependente químico dentro de casa se faz necessário dar o apoio a família de dependente químico. É muito doloroso para o familiar ter que ver a pessoa querida se prejudicando, lidando com as mentiras e o medo dessa pessoa ter problemas mais graves no futuro, como é o caso daqueles que roubam para comprar drogas.


    É bem comum que a família tenha que estar sempre atenta e esperando pelos problemas que a dependência química faz com a pessoa. A solução mais imediata e melhor é conseguir afastar o dependente das drogas, tomando uma decisão mais dolorosa, mas necessária para a recuperação. O importante é demonstrar compreensão e apoio mesmo nestes momentos.

    Como os grupos de apoio à familiares de dependentes químicos podem ajudar?

    Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os grupos de apoio às famílias de viciados em drogas podem ajudar a oferecer ajuda durante esse período difícil.

    • Lidar com culpa e culpa: Muitas vezes, os membros da família se culpam pela situação e podem ser prejudicados pela culpa. Grupos de terapia, aconselhamento e apoio a famílias de dependentes químicos podem ajudar os membros da família a lidar com essas emoções e seguir adiante com suas vidas, apesar da condição do membro da família que luta contra o abuso de substâncias.
    • Curar relacionamentos facilitadores e prejudiciais:As famílias podem cair em padrões relacionais prejudiciais, criados ou perpetuados pela situação. Os membros da família podem até mesmo involuntariamente permitir o vício do usuário. Os grupos de apoio podem ajudar os membros da família a resolver juntos esses problemas relacionais. Dessa forma, a família pode permanecer saudável e proporcionar um ambiente saudável para a recuperação de pacientes também.
    • Forneça suporte e entendimento gerais:Uma das coisas mais difíceis de ter um ente querido lutando contra o abuso de substâncias é se sentir perdida e sozinha. Grupos de apoio à família reúnem pessoas que estão lidando com questões semelhantes. Isso permite que os membros da família ouçam as histórias de outras pessoas, aprendam com as experiências de outras pessoas e saibam que não estão sozinhas.

    Se você tem um membro da família lutando contra um distúrbio de uso de substâncias, é importante começar a procurar tratamento imediatamente em nossos centros de recuperação de dependências.


    Como ajudar o dependente químico?
    A convivência dentro de casa com um dependente químico é difícil e muito desgastante, mas é preciso tentar não confrontar o usuário. A vida dele já está instável e ele também está passando por dificuldades, por isso o primeiro passo é tentar dialogar com ele, demonstrando o apoio a família de dependente químico.


    Conversar com o dependente sobre os motivos para que ele tenha começado a usar essas substâncias, tentar entender o que está causando e passando pela sua mente. A partir disso, é importante procurar um lugar que possa dar o apoio e o suporte necessário para que ele consiga resolver esses problemas e interromper o uso de drogas.


    É importante também saber que não dá para afastar o dependente químico da vida e do convívio familiar se não for para uma internação involuntária em uma clínica de recuperação. Expulsar o dependente de casa vai piorar os sintomas e a necessidade dele de usar as drogas, agravando a dependência.

    Como se posicionar perante essa situação?
    Até mesmo para aqueles casos em que o dependente não reconhece o seu vício, a família precisa estar frisando de que não está sendo a favor desse vício, conduzindo a conversa para uma busca de tratamento e ajuda para resolver essa questão.


    É preciso também entender que a família não é a causa dos vícios e essa culpa não precisa ser assumida. O apoio a família de dependente químico é pensar que eles não causaram isso, não podem curar isso e não podem controlar isso. Tirar essa responsabilidade das costas é importante para que o tratamento de dependência química e alcoolismo em clínica de recuperação seja possível.


    Essa compreensão da família em saber que não são a causa da dependência química é uma forma de continuar demonstrando que são contra o uso de drogas, mas sem precisar assumir a responsabilidade disso. O passo mais importante que o familiar pode dar é buscando o tratamento e levando o usuário a encontrar esse tratamento de dependência química e alcoolismo.


    A família pode colaborar com o vício de maneira inconsciente e isso acontece quando o familiar não toma nenhuma atitude para interromper o vício e por isso acaba sofrendo as consequências deste mal. É muito importante demonstrar ser contra e é muito importante intervir nessa dependência, levando o dependente a buscar tratamento de dependência química e alcoolismo.

    Apoio a família de dependente químico
    É bem comum que os familiares acabam pagando as dívidas do dependente ou que continuem dando dinheiro, incentivando ainda mais o consumo de drogas. Isso pode acabar com alguns problemas na hora, mas não vai impedir do dependente de usar as substâncias que usa, trazendo ainda mais problemas e não soluções.


    Quem tem um familiar que é dependente químico, também precisa de apoio a família de dependente químico. Por isso, para que isso não seja tão sofrido, a família precisa buscar um tratamento de dependência química e alcoolismo para conseguir livrar o familiar desse mal.


    Encontrar mais pessoas que passam por esse problema pode ser um bom apoio e uma maneira de ter mais forças para conseguir lidar com esse problema. Indicar o tratamento para o familiar e para o dependente é importante para que o problema seja resolvido e ambos tenham condições de evitar que se repita.

    Segue uma lista de alguns grupos de apoio no Brasil

    Al-Anon
    Alateen
    Nar-Anon
    Amor Exigente
    Associação brasileira de narcóticos anônimos

    Conclusão
    Dar apoio a família de dependente químico é uma função também da clínica de recuperação Grupo Nova Vida, garantindo que o familiar vai encontrar a recuperação e ter uma vida novamente feliz e saudável.

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.