Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • Muitas pessoas que passam problemas com drogas querem alcançar o tão sonhado momento de desintoxicação dependência química, que é uma doença e que precisa ser curada. Mas acontece que, para se livrar dessa doença, a cura está mais na pessoa do que em qualquer outra coisa.

    Isso porque, se a pessoa não quiser se curar, dificilmente ela conseguirá reverte essa situação. Mas também, há o outro lado, a pessoa até ter vontade de parar de usar drogas, mas não consegue. E é aí que entram em cena as clínicas de desintoxicação de dependência química.

    Elas possuem um papel fundamental na recuperação das pessoas que são dadas como casos perdidos. E queremos provar que você pode se desintoxicar ou ajudar alguém na sua desintoxicação. Fique por aqui, conte com o Grupo Nova Vida e veja como conseguir a desintoxicação dependência química.

    O que é desintoxicação dependência química?

    O processo de desintoxicação de drogas exige acompanhamento médico para ser bem-sucedido, pois raramente uma pessoa consegue se livrar sozinha da dependência química.

    De forma resumida, esse procedimento se fundamenta em administrar uma quantidade gradualmente menor da substância que causa dependência em um indivíduo, até que o organismo não sinta mais necessidade de consumir a droga. O processo é necessário, principalmente nos casos de dependência de drogas que causam alterações no sistema nervoso central do indivíduo, chamadas de psicotrópicas ou psicoativas. A maioria das drogas, como álcool, cocaína, crack, entre outras, se encaixam nessa categoria.

    Como essas substâncias comprometem estruturas e funções importantes do corpo humano, é recomendado que a pessoa não interrompa abruptamente o consumo de uma substância que lhe causa dependência, principalmente se o histórico de consumo for mais longo.

    Isso porque um organismo adicto também manifesta efeitos colaterais quando há abstinência da substância que lhe causa essa dependência. Uma pessoa em crise de abstinência pode ter sintomas e reações imprevisíveis, que vão desde o descontrole emocional até a agressividade. Também há o risco do organismo simplesmente não suportar a falta da substância e começar a apresentar disfunções que podem até levar à morte.

    Quais cuidados são necessários após a desintoxicação de drogas?

    Concluído o processo de desintoxicação de drogas, um passo muito importante foi dado para abandonar o vício. Porém, o tratamento para livrar-se das drogas ainda não terá acabado.

    O desafio da próxima etapa, tão importante quanto a anterior, é ensinar o paciente a identificar e evitar as situações que podem causar a recaída. Aqui, o tratamento psicoterapêutico terá outro importante papel, pois servirá para identificar as situações que apresentam risco ao dependente químico.

    Mesmo depois da alta do paciente, o acompanhamento periódico da saúde do indivíduo é fundamental para tratar possíveis danos físicos ou mentais causados pelo consumo de drogas, e também para avaliar sua evolução.

    Além disso, esse cuidado também previne reações adversas do tratamento e evita que o paciente volte a consumir drogas.

    Tanto o tratamento físico quanto o psicoterapêutico ajudarão a pessoa a ter uma vida saudável e livre da dependência dessas substâncias ao longo de sua vida.

    É fundamental evitar ao máximo as situações que podem causar uma recaída, uma vez que um organismo desintoxicado pode não resistir a uma nova exposição às drogas.

    Como ajudar um dependente químico?

    Se você está em busca de ajuda para si mesmo ou para uma pessoa próxima, saiba que existem profissionais e instituições totalmente dedicadas a recuperar dependentes químicos do vício.

    Esses profissionais são as pessoas mais capacitadas para buscar soluções para esse problema. Não hesite em buscar ajuda profissional, qualquer que seja o caso de dependência química. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, mais eficaz será a recuperação.

    É necessário entender que um dependente químico pode encontrar-se em uma situação de fragilidade, tanto física quanto emocional, por isso o diálogo e o apoio familiar são fundamentais para o sucesso do tratamento.

    Assim, pratique a empatia: busque entender a situação do indivíduo sem julgamentos, aprenda a identificar e evitar as situações que expõem a pessoa ao abuso de drogas e ofereça seu apoio durante o processo de recuperação e após a alta médica. O apoio emocional é parte fundamental do tratamento para combater a dependência química.

    Caso tenha alguém nessas condições, contate já o Grupo Nova Vida.

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.